Pular para o conteúdo principal

A RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E A RESPIRAÇÃO CRIATIVA



 
A RESPIRAÇÃO CONSCIENTE  
E A RESPIRAÇÃO CRIATIVA
Por Graziella Davanso​​
Criadora e Facilitadora da Respiração Criativa
http://www.grazielladavanso.com


A Respiração Criativa é a Expressão de Vida em sua múltiplas e criativas formas de se expressar, de se manifestar nas experiências do Ser Humano Integral, em seu caminho único. A Respiração Criativa é sempre um convite para o encontro com a natureza original e autêntica, e com o fluxo criativo em cada ser.

Há várias maneiras de se conectar com isso. Nas Facilitações utilizo vários recursos, todos naturais e muito acessíveis. E um dos recursos mais utilizados é o contato com a Respiração Consciente.​

Ah, a respiração! Ela é um dos principais motores da vida, e um motor que já vem com o combustível necessário para funcionar, e o melhor, de forma tão natural e acessível. Muitas são as técnicas de respiração, a maioria delas vindas da prática milenar do Yoga.

Porém, a Respiração Consciente na Respiração Criativa é muito, muito simples. Ela é o pulsar da vida na intimidade da relação que qualquer pessoa pode estabelecer consigo mesma, e não exige conhecimento técnico, não é algo que vem de fora, mas a escolha por estar presente consigo mesmo, consciente, permitindo o fluxo natural da vida que está acontecendo o tempo todo.

A Respiração Pulmonar é o nosso primeiro ato ao nascer. O ato de quem sai de um espaço fechado e aquecido para um mundo aberto e cheio de experiências, desafios e possibilidades. É como emergir após um longo mergulho no fundo do mar e colocar a cabeça para fora d'água. Não há memórias racionais, mas há memórias de sensações desta experiência que é respirar, há memórias instintivas e intuitivas, pleno de potenciais.

Quantas vezes durante a vida temos que emergir e sair para as experiências e desafios do dia a dia? Muitas e muitas vezes. E então, o que geralmente fazemos intuitivamente? Respiramos fundo e damos os primeiros passos.

No ventre materno também respirávamos, porém, era um outro jeito de respirar, era respirar como peixe, isso mesmo, como um peixe, mergulhados em todo o líquido amniótico protetor. E quando nascemos, precisamos respirar o ar para sobreviver, e isso acontece naturalmente, de forma muito instintiva.

Respirar é um ato involuntário, um movimento automático. Mas respirar também pode ser um ato voluntário, pode ser alterado através da escolha consciente. E por que fazer isso?

Bem, respirar conscientemente pode trazer benefícios fantásticos para a saúde e o equilíbrio integral. A Respiração Consciente é a escolha por aproveitar todos os seus potenciais de vida, colocando-os a nosso favor. E é algo que pode ser feito de forma muito simples.

Basta trazer a atenção para a respiração, talvez parar por alguns minutos tudo que estiver fazendo, sentar-se ou deitar-se de forma relaxada, de olhos abertos ou fechados, ou mesmo andando, e de forma tranquila trazer a atenção para a respiração, apenas observando o que está acontecendo sem julgamentos, percebendo os movimentos que o corpo faz ao respirar, o movimento do peito, da barriga, perceber como é o ar que entra e como é o ar que sai dos pulmões, perceber como o corpo reage simplesmente ao trazer atenção para a respiração.

A Respiração Consciente pode ser utilizada em qualquer situação, em qualquer condição, como por exemplo, a pessoa pode estar tensa, ansiosa, preocupada com alguma coisa, indisposta, com algum problema de saúde, etc, não importa qual a situação ou condição, ela pode simplesmente trazer a atenção para sua respiração, dar-se um tempo sem compromisso de resolver qualquer coisa, apenas e tão somente respirando com presença e consciência.

Se a pessoa sente necessidade de alguma técnica, essa a seguir é muito simples e muito efetiva: enquanto a pessoa traz a atenção para a sua respiração, ela pode contar quantos segundos leva para inspirar (encher os pulmões), e quantos segundo leva para expirar (esvaziar os pulmões).

Por exemplo, vamos imaginar que a pessoa esteja inspirando em 3 segundos e expirando em 3 segundos. Então, aos poucos, ela pode ir acrescentando segundo em cada ciclo de inspiração e expiração, até sentir que a sua respiração está longa e profunda e sem forçar, respeitado os limites, e permitindo apenas que isso seja agradável, e então, quando perceber que chegou num ritmo bom, ela pode simplesmente parar de contar e apenas permitir o fluxo bom e em profundidade, apenas respirando e relaxando.

Quanto mais profundo, maior tranquilidade e relaxamento.

Isso pode ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar, como por exemplo, quando a pessoa acorda, naqueles minutinhos antes de levantar da cama, ou quando ela se deita para dormir (excelente para ajudar a dormir com mais profundidade e calma), ou naqueles intervalos durante o dia de trabalho, enfim. Em contato com a natureza então, é muito, muito agradável.

Basta estar disposto a se dar esses pequenos momentos de auto-cuidado e bem estar consigo mesmo, algo essencial nos dias atuais. Ter um tempinho para se equilibrar, para abastecer-se de bem estar, para relaxar, e depois voltar para as atividades diárias, certamente com muito mais disposição, muito mais saúde e equilíbrio.

Os potenciais da respiração estão sempre bem acessíveis, e o corpo é dotado de sabedoria para encontrar equilíbrio, e faz isso o tempo todo sem que estejamos conscientes disso. Quando fazemos isso conscientemente, toda essa sabedoria atua com muito mais potência.

Por que não colocar isso tudo a nosso favor, a favor da vida?!!!

Graziella Davanso​​
http://www.grazielladavanso.com


Extraído de: http://stelalecowc.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

CÍRCULO DE LUZ E AMOR DE MARIA - MENSAGEM RECEBIDA AOS 07.03.2017 POR JANE RIBEIRO

Queridos irmãos e irmãs, Com as bênçãos da Mãe Divina. Amor e Luz, Jane Ribeiro                 Mensagem de Mãe Maria Amados Filhos, Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações. Vossa Mãe Terra passa pelo expurgo final de todo lixo que foi nela acumulado resultante dos pensamentos, sentimentos e ações de toda a humanidade. Seu corpo se sutiliza e se eleva as novas frequências de luz. É preciso, pois que possais acompanhar os passos da Mãe Terra, sutilizando vossos corpos pela purificação de toda densidade que acumulastes ao longo do tempo. Não adianta mais tentar postergar as mudanças que vossas almas estão a exigir de todos vós. É hora de concluirdes a limpeza, física, emocional e mental em vossas vidas, para que possais acompanhar e sedimentar as novas frequências que entram em vosso planeta. A nova grade cristalina se consolida em torno de vossa Mãe Terra e de todos vós, e este é o momentum da entrega, sim a entrega de vossos corpos a serviço de vossas almas que comp…

DEZESSEIS SINAIS DE QUE VOCÊ É UM CURADOR

DEZESSEIS SINAIS DE QUE VOCÊ É UM CURADOR Por Melanie Beckler
A primeira vez que alguém me disse que eu era uma curadora...
Eu pensei: “O que você quer dizer?”
“Você quer dizer que eu poderia ser uma curadora?”, perguntei.
Ao que ele respondeu: “Não, você já é uma curadora.”
Eu não sabia o que pensar.
Agora, eu compreendi que ser uma curadora é algo que assume muitas formas e cores...
E não há realmente uma compreensão clara do contexto completo do que significa ser uma curadora.
Assim, muitos curadores espirituais não têm idéia de que suas ações, trabalho e propósito, de fato, fazem deles curadores.
Claro, entendemos que os médicos, enfermeiros e curadores de energia são “curadores”.
Mas, como você aprenderá em minha nova mensagem, o que é preciso para qualificar como um curador, é muito mais amplo.
Assim, você é um curador? Realmente, há curadores ao seu redor. 
Defino vagamente aqui um curador como alguém que se ajuda, ajuda o outro, ou até mesmo o planeta a se alinhar mais com a verdade Divina,…

O Livro do Conhecimento: As Chaves de Enoch®

JJ Hurtak
O Livro do Conhecimento: As Chaves de Enoch® “Existe um trabalho dentro de todos os nossos corpos, um padrão com níveis de vibração única, e os nossos organismos controlam todas as suas funções, que são renovadas por algo chamado Linhas Axiatonal dos Meridianos e estas linhas Axiatonal não são limitadas, ou seja, não terminam em nossos corpos físicos mas estão abertas; estas ‘linhas’ realmente se estendem transpassando nosso corpo, e elas podem nos conectar mais plenamente ao universo. Quando o Homem descobrir a conexão entre o espaço de sua própria vida e as grades Axiatonal, a humanidade vai entrar num todo em um novo nível de ‘super’ ciência conhecida como a astronomia médica.
Astronomia médica refere-se a cura em todos os níveis, mente, corpo, espírito e fala sobre a mudança na formação adequada de nossos membros, sobre um passo à frente em um novo nível de interação consciente com o Universo . As linhas axiatonal sendo as linhas de grade do Universo, são…